Salomé Limón

Ocupação na indústria: Produtora, compositora, engenheira e designer de som
Nacionalidade: Espanhola
Principais Trabalhos: “Bajo las estrellas” (2007), “Bienvenido a casa” (2006), “Casi 40” (2018) e “Faith” (2021)
Principais Prémios e Nomeações: Vencedora de 5 Grammys Latinos, incluindo um de Melhor Álbum Instrumental por “Spain Forever” (2016), e nomeada para um Grammy.

Salomé Limón é produtora, compositora, engenheira e designer de som, residente em Madrid, cuja carreira abrange as indústrias da música e do cinema.

Estudou engenharia de som em Madrid em 2004 e, pouco depois, começou a trabalhar no Estúdio Casa Limón. O seu primeiro projeto foi o álbum “El Cantante”, de Andrés Calamaro. Trabalhou com nomes incríveis na indústria musical, tais como Paco de Lucía, Editores, John Legend, Young Dreams, Michel Camilo, Bebo Valdés, Chick Corea, Seal, Anoushka Shankar, Wynton Marsalis, Abraham Laboriel, Avishai Cohen, Mariza, Carlinhos Brown, Carminho, Paquito de Rivera, Astrid Asher e muitos outros.

A sua carreira no cinema começou em 2006, quando gravou a música para o filme “Bienvenido a Casa”, de David Trueba. Salomé Limon também trabalhou como técnica de gravação em “Bajo las Estrellas” (2007). Mais recentemente, trabalhou como supervisora e editora de som em “Ismael” (2013) e “Casi 40” (2018).

Em 2016, o álbum “Spain Forever”, de Michel Camilo e Tomatito, produzido por Salomé Limón, venceu o Grammy Latino por Melhor Álbum Instrumental. Também produziu, gravou e misturou o quarto álbum de Maria Toledo, “Magnetic”, e foi nomeada a outro Grammy Latino por Melhor Engenharia de Som e Melhor Álbum de Flamenco.

Salomé é a Presidente e Fundadora da PIAudio (Associação Iberoamericana de Mulheres Produtoras e Engenheiras). Participou como palestrante e professora em palestras estudantis e masterclasses na Berklee College of Music, Universidade IE, CES, iRTVE, Universidade de Lethbridge, Soundgirls, etc.

É ainda uma voz ambiciosa para as mulheres na música. Em 2015 gravou, misturou e produziu “De Mujer a Mujer”, um projeto de música internacional com 14 vocalistas espanholas, em colaboração com a Fundação Vicent Ferrer. Atualmente, trabalha colaborativamente com a Agencia de Comunicación y Género, lutando pela igualdade de género no negócio da comunicação.