Christopher Hampton

Ocupação na Indústria: Argumentista/Roteirista

Nacionalidade: Britânica

Principais Trabalhos: Dangerous Liaisons (1988) e Atonement (2007)

Principais Prémios e Nomeações: Vencedor do Prémio BAFTA de Cinema e do Óscar de Melhor Argumento Adaptado por Dangerous Liaisons (1990)

 

Christopher Hampton nasceu nos Açores, Portugal. Na sua infância viveu em países como Iémen, Egito, China e Tanzânia, já que o seu pai se mudava constantemente devido ao seu trabalho como engenheiro de telecomunicações da marinha. Com a Crise do Suez em 1956, Christopher e a sua família foram forçados a fugir durante a noite, deixando os seus pertences para trás.

Mais tarde, quando era um aluno em Oxford, começou a escrever uma peça de teatro original e a adaptar romances para peças. Em 1990, com 44 anos, venceu o Óscar de Melhor Argumento Adaptado pela versão em ecrã da peça Dangerous Liaisons, também escrita por ele. Em 1995 teve a sua estreia como realizador com Carrington, vencedor unânime do Prémio Especial de Júri no Festival de Cinema de Cannes. Em 2007, foi nomeado outra vez aos óscares, pela adaptação cinematográfica do romance de Ian McEwan Atonement.

Em 2011, escreveu o Argumento de A Dangerous Method, dirigido por David Cronenberg.