Girl: O Sonho de Lara

Realizador:  Lukaz Dhont

País: Holanda, Bélgica

Duração: 109 minutos

Género: Drama

Data de Exibição: 6 de Março às 21h30

Local: Auditório do Casino Espinho

 

Em Março, o FEST Cineclube traz a Espinho uma das obras mais controversas e essenciais dos últimos anos, a primeira Longa-Metragem do cineasta Belga Lukaz Dhont, “Girl: O sonho de Lara”, que venceu o Prémio Câmara de Ouro (para primeiras obras) no Festival de Cannes.

O filme segue o conturbado percurso da determinada Lara, uma rapariga de 15 anos de idade, que está empenhada em tornar-se bailarina profissional. Com o apoio do pai, mergulha nessa busca pelo absoluto na sua nova escola. As frustrações adolescentes de Lara e a sua impaciência aumentam quando percebe que o seu corpo não obedece facilmente àquela rígida disciplina, porque ela nasceu rapaz.

Baseado numa história verídica, mas longe de ser um filme consensual, “Girl” ameaça desafiar muitas das ideias generalistas que temos sobre a transexualidade, obrigando-nos a reavaliar a nossa percepção e dando-nos a conhecer uma história entre muitas outras, onde o processo de mutação física exige também que se enfrente um obstáculo psicológico ainda mais complexo. Por estas e muitas outras razões, “Girl: O Sonho de Lara” é uma obra absolutamente obrigatória nos dias que correm.